A Fantástica Viagem ao Futuro

Esta adaptação tem como referência as cartilhas “A história viva que existe dentro de nós” voltada para alunos de 1a. a 4a. série e “A história do meu próprio futuro” destinada a alunos de 5a. a 8a. série.

Contratar o espetáculo

Rafael e Rafaela são dois irmãos que, ao lado de Diana, foram contratados pela Senhorita Beverly Rius para a seguinte missão: Localizar a “chave para o futuro” que se encontra no meio da floresta amazônica. Ela quer muito saber o que há de novidades nos shoppings centers futuristas para “fazer umas comprinhas e distribuir umas cestas básicas para os mais pobres”. 


Só que Diana e os dois irmãos têm mais coisas em mente: eles pretendem descobrir o que fazer para preservar o nosso planeta. Para isso, eles contarão com a ajuda de fadas e duendes, da mulher das estrelas e do menino das cavernas até encontrarem Futurino – o homem do futuro que resolve dar uma forcinha para os garotos. 


Mas eles estão sendo espionados pelo multiarquimilionário, Mr. Ganancioso, que só quer enriquecer ainda mais com esta história e que se alia ao grande vilão do futuro, o Sr. Lixo. Nesta aventura, eles deparam com vilões de todos os tipos e têm que driblar vários contratempos para voltarem ao tempo presente. Entre as situações vivenciadas, destaca-se a reciclagem do lixo. 


No combate, os heróis recebem a ajuda especial e urgente da Srta. Reciclagem que ensina os superpoderes dos 4 R´s: Repensar - Surge a partir do desenvolvimento sustentável. Reutilizar - é dar uma nova utilidade a materiais que, na maioria das vezes, consideramos inúteis e são jogados no lixo. Reduzir - consiste em diminuir a quantidade de lixo produzido, desperdiçar menos. Consumir só o necessário, sem exageros. Reciclar - é uma maneira de lidar com o lixo de forma a reduzir e reutilizar. 


Este processo consiste em fazer coisas novas a partir de coisas usadas. A reciclagem reduz o volume do lixo, o que contribui para diminuir a poluição e a contaminação, bem como na recuperação natural do meio ambiente, assim como economiza os materiais e a energia usada para fabricação de outros produtos.


Com   direção de Luiz Henrique Moura, o elenco é composto por: Danielle Fortunato, Juliana Fernandes, Aline Lacerda, Jako do Nascimento, Luiz Henrique Moura, Bruno de Moura e Rafael Neves. 

Inspirado em texto de Marcus Weber para o projeto As cores do futuro da Fundação Belgo, esta adaptação tem como referência as cartilhas “A história viva que existe dentro de nós” voltada para alunos de 1a. a 4a. série e “A história do meu próprio futuro” destinada a alunos de 5a. a 8a. série.


A reciclagem permeia todo o texto, culminando inclusive na reciclagem de valores dos personagens que no desenrolar da história vão aprendendo que A questão do lixo é de vital importância para a sobrevivência do planeta, mas a desigualdade financeira e social agride direta e indiretamente o meio ambiente.


Nesse universo em que passado, presente e futuro se mesclam, o espetáculo promove um diálogo entre os pais e filhos que poderão refletir sobre a máxima do médico Roberto Shinyashiki que diz da importância de ter um pé no futuro, mas ficar consciente do que está acontecendo no hoje e se está havendo uma construção positiva do amanhã.

Texto (inédito): Ênio Reis


Direção: Ênio Reis


Produção executiva: Marcus Vinícius Loureiro


Assistente de produção: Rodrigo Moreira


Cenários e figurinos: Ricca


Criação e confecção de Bonecos: Tião Vieira


Coreografia e preparação corporal: Eurico


Preparação vocal: Karla Vilar


Fotografia: Eduardo Rocha


Programação visual e ilustração: Jader Alvarenga


Direção Musical: Geraldinho Alvarenga


Trilha Sonora: Paulinho Pedra Azul , Geraldinho Alvarenga e Sergio Abritta.


Músicos: Geraldinho Alvarenga (violão, cavaquinho e percussão)Luiz Cláudio (sequência), Luiz Peixoto (guitarra), Cícero Gonzaga (acordeon),

Armando (percussão).


Voz: Elenco, Paulinho Pedra Azul (participação especial), Valéria Braga e Geraldinho Alvarenga.


Estúdio de Gravação: Lucas Stúdio


Elenco:

Rodrigo Moreira ( Mr Gananciozzo)

Tássia Corina (Rafaela)

Lucienne Vianna ( Bervely Rius)

Rodrigo Camargo (Duende Dunaz, menino das cavernas e Barato)

Pricila Venturim (Gnomo Morag, Barata Alemã)

Verônica Tannure (Diana, Fada Fierdirg, mulher das estrelas e Barata francesa)

Thiago Welter ( Raafel e Futurino)

Serge Weick (duende)

Rita Moncorvo (Fada)

Jacó do Nascimento ( pai)

Karla Andréia ( mãe)

Ana Clara ( Gnomo)

Toninho da Cruz (Dinosauro)

Mirian Menezes ( Barata Brasileira)


Operador de Som e Luz . Felipe e Ygor

Galeria

Trechos da peça

Clipping

Diário da tarde

16 de setembro de 2006
Baixar arquivo

O Tempo

16 de setembro de 2006
Baixar arquivo